Como saber se chegou a hora de transar pela primeira vez

Quem ainda não viveu uma experiência sexual com outra pessoa, conhece a ansiedade e os tabus que giram em torno da hora de transar pela primeira vez. Quem já, não se esquece. Mas, afinal, existe a hora certa para fazer sexo?

Na novela Insensato Coração, Cecília (Giovanna Lancellotti) passou por isso. A estudante deixou a insegurança de lado e teve sua primeira noite de amor com o namorado, Rafa (Jonatas Faro). Tudo saiu como ela esperava, ou quase. O sexo foi bom, mas o romance não durou muito tempo.

Em entrevista ao Terra, a psicóloga Ana Canosa, terapeuta da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (Sbrash), responde às principais dúvidas de quem sonha em ter a primeira relação sexual, mas ainda não deu o passo. Para os mais ansiosos, ela garante que “a melhor forma de curtir o sexo é se entregar ao prazer“.

Como saber se chegou a hora de transar pela primeira vez - Miess Sex Shop

Como saber que chegou a hora de transar pela primeira vez?


Ana Canosa
: É muito difícil identificar esse momento, pois se trata de uma decisão baseada muito mais na emoção do que na razão. Quanto mais se tem intimidade com o parceiro, melhor é a primeira experiência. O importante é ter desejo, pois o sexo não deve ser um meio de agradar o outro.

Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.

Dá para ter certeza que ele é o homem certo?
Ana Canosa
: Não. Mas será um homem decente se compreender os receios da parceira, não forçar a situação e até aceitar a desistência dela no meio do caminho.
O que fazer se os dois namoram há um tempo, mas ela ainda não se sente segura para transar?


Ana Canosa
: Neste caso é preciso conversar sobre os motivos de tal comportamento. Por que os dois estão agindo assim? O que a faz se sentir insegura? O homem sempre insiste, porque lida com o desejo de maneira mais tranquila que a mulher. Pode valer a insistência e o convencimento desde que sejam com argumentos afetivos.
É possível controlar o medo, a tensão e a ansiedade na primeira transa?


Ana Canosa
: A melhor forma de curtir o sexo é se entregar e, claro, usar métodos preventivos e contraceptivos adequados.
Como agir se a primeira vez for ruim? Ana Canosa: Diante de uma primeira vez decepcionante, o casal deve identificar o que aconteceu: foi nervosismo, falta de jeito? Deu tudo errado porque o parceiro não investiu nas preliminares e ela não teve orgasmo? Faltou tempo e local adequado? Estavam embriagados? Vale a pena tentar novamente se o casal identificar o que atrapalhou na hora de transar pela primeira vez. Conversar sobre o assunto, expondo claramente as sensações, é fundamental.
Foto: TV Globo

Posts Similares